
Ambientalistas ligados à ONG Origem de Marília encaminharam para a Cetesb imagens e informações sobre flagrante de despejo de esgoto em área de preservação e nascente em direção da represa Cascata.
Um vídeo com imagens da poluição mostra o despejo em área próxima da represa que já foi tradicional manancial de abastecimento de água na cidade e acabou cercada pela urbanização e crescimento de Marília.
A denúncia foi apresentada para a Cetesb no início da tarde de quinta-feira e segundo mensagem da companhia aos ambientalistas já começou a tramitar para apuração.
O ponto do despejo fica a pouco mais de 300 metros do local onde o curso de água atinge a represa. A ONG já foi responsável por série de denúncias em obras e apontamento de ligações clandestinas de esgoto na área.
Mas além de novo caso em região que não deveria mais ter o problema, a denúncia chama atenção pelo volume de esgoto lançado e o flagrante da mistura a um curso de água com água limpa.
A chegada dos dejetos à represa é repetidamente causa de mau cheiro, morte de peixes, formação de algas e perda de recursos naturais em fornecimento de água.
É também complicação para um grande projeto de lazer e turismo na região, que tem a represa como centro de um potencial parque a ser lançado.
Por fim, é também um problema para moradores das áreas próximas prejudicados pelo mau cheiro no local. Veja abaixo o vídeo registrado pelos ambientalistas.