Uma análise estadual sobre dados de evolução dos óbitos em cidades com mais de cem mil habitantes mostram que Marília tem os melhores índices. A cidade é apresentada em dois gráficos produzidos pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).
A avaliação de dados sobre as cidades paulistas com população entre 200 mil e 300 habitantes recebeu uma análise muito especial do pesquisador Carlos Alberto Guglielmi Eid.
“Entre as 16 cidades no Estado de São Paulo que têm entre 200.000 e 300.000 habitantes Marília, São Carlos e Araraquara, apresentam esse indicador comparáveis aos melhores do mundo”, diz na mensagem de divulgação do gráfico.
Professor no curso de Especialização em Medicina de Tráfego na USP e na Santa Casa de São Paulo, o pesquisador é ainda coordenador do Departamento de Atendimento Pré-Hospitalar na Abramet. Mas ele faz alertas sobre o estudo O estudo não analisa aspectos evolutivos e os dados não devem ser utilizados para se decidir por abrir ou fechar atividades.
“É uma fotografia do momento de cada cidade em relação aos seus óbitos. Para o gestor, é uma foto significativa que demonstra grande parte do resultado de seu trabalho”, diz Carlos Guglielmi na mensagem
Segundo ele, a análise é considerada um dos melhores indicadores para se comparar cidades, países ou regiões, pois nos aponta os óbitos proporcionais à população. Apresenta total de óbitos até 2 de setembro de 2020.
Marília aparece ainda em um segundo gráfico, “As 20 melhores”, que lista 81 cidades com mais de 100.000 habitantes e os melhores indicadores do Estado de São Paulo do grupo.
“Gratificante para alguns e desesperador para outros. A ABRAMET reorganiza os dados oficiais e os apresenta para fácil compreensão. Qual cidade você mora? Cuide-se!”, orienta o pesquisador