Marília - Diante de sua simplicidade e sabedoria, Thomás Martinez Torrecila foi o porto seguro da família por anos, todos sabiam a quem recorrer, onde buscar apoio, carinho e atenção.
Meu avô, meu primeiro mestre, fez parte de minha infância de uma maneira muito especial, muito mais do que um porto seguro, foi minha referência, meu exemplo de vida.
Foi um contador de histórias, essencialmente histórias vividas. Em qualquer horário, a qualquer momento estava pronto para buscar de suas memórias, relatos valiosos, acontecimentos marcantes de sua aventura ao cruzar o Atlântico a caminho do Brasil, vindo da Espanha. Histórias do cotidiano do país, dos municípios que passou durante sua vinda e depois permanência na cidade de Marília. Sua partida deixou um vazio, acompanhado de muitas reflexões que ainda fazem parte de minha vida: deveria ter perguntado mais, ter ouvido mais? Ficaram as lacunas.
Segundo mestre
Anos mais tarde conheci meu segundo mestre, também contador de histórias, desta vez não apenas vividas, mas também lidas. Mais uma vez tive o privilégio de compartilhar momentos ricos em sabedoria, atenção e carinho. “Profa., já leu a coleção ‘A ditadura’ de Elio Gaspari?” Eu sabia que aquela pergunta era a porta de entrada para uma incrível viagem para a história recente do Brasil. Naquele mesmo dia eu comprei a coleção com os cinco volumes e comecei a leitura, dias depois.
Mas, algumas vezes a vida nos faz crer que teremos tempo para tudo, então adiamos o que não pode ser adiado. Mas não foi possível discutir minhas impressões dos primeiros volumes da coleção, meu segundo mestre também partiu. Novamente as inquietações: deveria ter perguntado mais, ouvido mais? Ficaram as lacunas.
Lamento pelas lacunas, Prof. José Roberto Marques de Castro, Pró-reitor de Graduação da Universidade de Marília, tentarei preenchê-las seguindo seu legado.
De acordo com o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, “o educador se eterniza em cada ser que educa”! Frase muito assertiva, pois, meus mestres estão eternizados em minha vida.