Marília - Um balanço da Secretaria Municipal de Saúde em Marília mostra que apenas 11% de crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos concluem o ciclo de vacina contra dengue.
A conduta ignora disponibilidade de vacina gratuita e orientação médica, além de expor o público aos risco com a doença.
A vacina envolve duas doses. Atingiu 31% do público com a primeira e apenas 11,7% voltaram para a segunda dose obrigatória.
A cidade recebeu 14.243 doses da vacina. O público-alvo da vacina em Marília é de 13.990 jovens na faixa etária entre 10 a 14 anos.
O balanço mostra que somente 4.337 tomaram a primeira dose e apenas 1.649 a segunda dose.
Um comunicado da Prefeitura de Marília reforça a importância de que esse grupo compareça aos postos de saúde para completar o esquema vacinal.

A vacina contra a dengue tem aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária ) para a prevenção da dengue causada pelos quatro sorotipos do vírus (1,2,3 e 4).
É uma vacina produzida pelo Laboratório Takeda, do Japão, sendo aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre as doses.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libânio, pede que os pais ou responsáveis levem os filhos para completarem o esquema vacinal contra a dengue.
“Trata-se de uma vacina segura e eficaz, protegendo contra os quatro sorotipos da doença. É importante que consigamos aumentar essa cobertura”, disse Paloma Libânio.
Está disponível em todas as unidades de saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A UBS Nova Marília integra o Programa Melhor Horário e fica aberta até as 22h de segunda a sexta, inclusive para vacina.