Marília

APL de Tecnologia de Marília fica entre três melhores do Estado; atrai recursos

APL de Tecnologia de Marília fica entre três melhores do Estado; atrai recursos

Um levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado colocou o APL (Arranjo Produtivo Local) de Tecnologia da Informação e Comunicação de Marília entre os três melhores do Estado – são 60 no total – e únicos considerados “maduros”.

O APL é um conjunto de agentes de natureza diversa, que participam nas tarefas principais de uma aglomeração produtiva. Inclui empresas, fornecedores, centros de pesquisa, agentes do governo, instituições do terceiro setor e universidades.

Segundo o coordenador do APL, Elvis Fusco, o Arranjo de Marília foi classificado no nível máximo. “Conseguirmos estar nesse grupo seleto mostra o nível de competitividade da indústria de TI de Marilia no cenário nacional”, disse.

Fusco, que é também presidente da Asserti (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação) em Marília, disse que a boa classificação permite aumentar atração de investimento para a região e as empresas, além de maior acesso a recursos dos programas de APL do governo do Estado e da União.

“Isso representa o fruto de um trabalho de dez anos em tornar a região de Marilia um polo pujante de desenvolvimento em TI e reconhecido nacional e internacionalmente”, afirmou.

O relatório do governo esclarece que os APLs maduros  demonstram a capacidade de promover o desenvolvimento local, estabelecendo parcerias e compromissos para manter e especializar os investimentos de cada um dos agentes no arranjo e seu entorno,

O estudo envolve quatro níveis de classificação: produtivo, em desenvolvimento, consolidado e maduro. Marília conta ainda com um APL na área de alimentação, classificado na segunda fase, como “em desenvolvimento”.

Além de Marília, foram classificados como maduros outros dois APLS registrados em São José dos Campos, um tradicional centro de tecnologia: o APL de TIC e o do setor Aeroespacial e Defesa. Veja a íntegra do relatório estadual.