O Procon de Marília encerrou os atendimentos de 2022 com 45.205 casos registrados na cidade. Impasses referentes a assuntos financeiros foram os principais temas atendidos pelo órgão – foram 13.086 -. Só em dezembro foram 4455 atendimentos, dos quais, 2124 foram referentes a assuntos financeiros.
O total de casos representa 68% de aumento em comparação com os dados de 2021, quando o impacto das restrições provocada pela Pandemia de Covid-19 ainda era mais forte no comércio e prestação de serviços. Naquele ano foram 30.745 casos.
Entre os atendimentos realizados 44, 59% foram referentes a emissão de notificações e 24,27% referente a atendimentos preliminares.
O diretor do Procon, Guilherme Moraes, disse que o elevado número de atendimentos reflete a atual situação que o consumidor tem sido exposto.
“Especialmente no que diz respeito a oferta de crédito e o aumento expressivo nos juros dos empréstimos ofertados ao consumidor”, explicou Guilherme.
O diretor afirmou ainda que “apesar de muito afrontada”, a Defesa do Consumidor no ano passou por grandes modificações em 2022 que possibilitaram maior proteção ao público.