
Um projeto desenvolvido a partir da atuação três moradores da zona Norte de Marília vai ajudar na proteção e recuperação de nascentes de água em área urbana da cidade. Foram identificadas cinco nascentes – duas delas com forte degradação por despejo de entulho – e três com maior controle de qualidade.
A prefeitura participa com maquinário, materiais e mudas nativas. Os moradores auxiliar na recuperação e no monitoramento do espaço nas fases seguintes.
O trabalho conta com a ajuda dos moradores Cosme Aparecido Dias da Rocha, Adeilton Alves da Silva e Justino Soares na rua Leonor Mazali, esquina com a rua Dr. Paulino Botelho Vieira.
“Presenciávamos diariamente descartes de lixo nessa área. A Prefeitura realizava a limpeza e no mesmo dia já observávamos novos descartes. E o problema agravava-se, quando notávamos o aumento de animais nocivos e peçonhentos, como escorpiões, ratos, baratas, mosquito da dengue, entrando nos lares, e colocando em risco à saúde da população”, disse Cosme.
Os trabalhos foram iniciados, através de limpeza, cercamento, reflorestamento e proteção das três nascentes sadias, e as outras duas receberão intervenção para recuperação do afloramento do olho d’água, com apoio do ativista ambiental Carlos Eduardo dos Santos.
A proposta de atuação participativa integra projeto que identificou 113 nascentes em área urbana. Mais informações sobre a Gestão Participativa e o “Projeto Nascentes” poderão ser obtidas através do telefone 3454-3400.