Marília

Aula Magna do Univem traz coordenador do “Projeto Victor” do STF

Aula Magna do Univem traz coordenador do “Projeto Victor” do STF Aula Magna do Univem traz coordenador do “Projeto Victor” do STF Aula Magna do Univem traz coordenador do “Projeto Victor” do STF Aula Magna do Univem traz coordenador do “Projeto Victor” do STF
Aula Magna do Univem traz coordenador do “Projeto Victor” do STF

Inserido na era digital, o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, por meio do Curso de Bacharelado em Direito e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado em Direito), realiza no dia 6 de março, às 18 horas, no Salão Nobre da Instituição, Aula Magna com a presença do Coordenador Acadêmico do “Projeto Victor”, Prof. Dr. Fabiano Hartmann.

Fruto da parceria do Supremo Tribunal Federal com a Universidade de Brasília, o “Projeto Victor”, iniciado em 2017, prevê a criação de modelos de machine learning para análise dos recursos recebidos pelo STF quanto aos temas de repercussão geral.

Durante a aula, o palestrante irá discorrer sobre as oportunidades e os impactos do uso da Inteligência Artificial (IA) no Direito, como as ferramentas tecnológico-algorítmicas podem contribuir para diminuição da elevada taxa de congestionamento do Poder Judiciário brasileiro e os desafios em termos de Teoria do Direito, Filosofia, Ética e Acesso à Justiça.

Iniciado em 2017, o “Projeto Victor” surge para dar maior celeridade ao andamento dos processos.  Atualmente, a ferramenta executa quatro atividades: conversão de imagens em textos no processo digital, separação do começo e do fim de um documento em todo o acervo do Tribunal, separação e classificação das peças processuais mais utilizadas nas atividades do STF e a identificação dos temas de repercussão geral de maior incidência.

De acordo com o coordenador do Curso de Direito do UNIVEM, Prof. Edinilson Donisete Machado, o Direito Digital vem ganhando espaço nos últimos anos e atualmente é considerada a área jurídica que irá atender à nova realidade das empresas e da sociedade 4.0. Nesse sentido, o UNIVEM é a única instituição, no Estado de São Paulo, a oferecer formação jurídica atrelada aos mais avançados ambientes de inovação tecnológica.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do UNIVEM, Prof. Horácio Wanderlei Rodrigues, a Aula Magna com o coordenador do “Projeto Victor” reforça o movimento de Transformação Digital pelo qual passa a Instituição, adotando um modelo educacional pautado nos pilares da inovação e do empreendedorismo. “As instituições comprometidas com a qualidade de ensino estão preocupadas em preparar seus alunos para a atuação no Direito, voltada para o século XXI, onde a tecnologia exigirá dos profissionais novas competências”, reforçou.

Vale lembrar que as novas diretrizes dos cursos de Direito foram aprovadas em dezembro de 2018 e os cursos têm até dezembro de 2020 para se adaptar. Apesar disso, o Curso de Direito do UNIVEM já tem se adequado, ao longo dos últimos anos, adotando metodologias ativas e resoluções de problemas, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, Laboratório de Direito e Inovação, seminários e congressos.