Marília

Bairro de Marília castigado por enxurradas tem erosões e ruas intransitáveis

Bairro de Marília castigado por enxurradas tem erosões e ruas intransitáveis

Moradores da Estância Uberlândia, um bairro de chácaras na zona sul de Marília, próximo à fábrica da Coca-Cola, convivem com dramas diários de acesso provocados pela falta de obras antes e depois de temporais.

O bairro é castigado por enxurradas sempre que há chuve forte na cidade, especialmente pela falta de escoamento de uma fazenda ao lad9 (veja mais aqui).

Mas o transtorno das enxurradas durante a chuva deixa estragos de longa duração. As ruas têm erosões, trechos intransitáveis, redes de escoamento expostas, grandes poças e lamaçal.

As críticas se intensificaram desde 2010, quando o bairro foi incluído no perímetro urbano e os moradores passaram a pagar IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

“O imposto chega mas as obras não feitas quando a gente necessita”, disse uma moradora em mensagem ao Giro Marília.

Vídeos divulgados pelos moradores mostram enxurradas nas ruas horas depois de a chuva acabar em virtude do escoamento na fazenda vizinha, que não tem curvas de nível para contenção da água.

Além disso, a enxurrada arrasta pedra, lixo, entulho. Muitas piscinas cobertas com barros viram problemas para depois dos temporais.

Os moradores estudam medidas judiciais contra a prefeitura. Veja abaixo vídeo de ruas danificadas após enxurrada
 [movie_id#736]