Marília

Balanço de resgates mostra 36 mortes e centenas de desalojados no litoral

Balanço de resgates mostra 36 mortes e centenas de desalojados no litoral

Um balanço de atividades de resgate divulgado pelo governo do Estado de São Paulo na manhã desta segunda-feira indica 36 mortes, 970 desalojas e 747 desabrigados em cidades do litoral norte em virtude de tempestades, inundações e deslizamentos.

Entre os óbitos, foram 35 em São Sebastião e um em Ubatuba. Serviços de água, luz e telefonia estão comprometidos.

O comunicado aponta queda de postes e o carreamento de sedimentos para as estações de tratamento de água. As concessionárias responsáveis atuam para restabelecer o fornecimento dos serviços essenciais. 

Pelo menos 500 pessoas, entre servidores das forças de segurança e resgate atuam no atendimento. Contam com apoio de 53 viaturas do Corpo de Bombeiros, dois cães especializados na busca de pessoas, 53 maquinários, sete helicópteros Águia do Comando de Aviação da Polícia Militar e outras duas aeronaves do Exército Brasileiro. Mais três helicópteros Águia deverão chegar nessa segunda-feira (20) para auxiliar nos trabalhos.

O município de São Sebastião, principalmente na região da Costa Sul, foi o mais afetado pelos temporais. As regiões da Barra do Sahy e Juquehy estão isoladas em razão das quedas de barreiras ao longo da rodovia. 

Uma equipe com 40 servidores entre peritos e auxiliares atuará no Instituto Médico Legal (IML) de Caraguatatuba. Outros 12 papiloscopistas do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) atuarão em apoio aos profissionais no IML de Caraguatatuba e no Serviço de Verificação de Óbitos de Ubatuba.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que 11 pacientes vítimas das chuvas são atendidas nos hospitais da região, em especial os regionais do Litoral Norte.