Marília

Balanço mostra 119 mil atendimentos na Assistência Social de Marília em 2022

Balanço mostra 119 mil atendimentos na Assistência Social de Marília em 2022

Um balanço de atividades da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília mostra 119.554 atendimentos, entrega de 462.551 litros de leite e 415.333 refeições de fevereiro a novembro de 2022.

Quase metade dos atendimentos representa registro no Cadastro Único, responsável pelo sistema do governo federal permitindo que participem de diversos programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. Foram realizados 50.303 atendimentos entre presenciais, telefônicos, atualizações cadastrais, orientações e informações.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), porta de entrada da assistência e que oferece serviços de fortalecimento e convivência da família e da comunidade, foi responsável por 34.259 atendimentos.

Para famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) atendeu 9.413 pessoas, enquanto o Centro de Referência da Mulher atendeu 153 casos.

O Centro Dia do Idoso, espaço destinado ao atendimento de pessoas acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade social, mas que realizam atividades de forma independente e que não têm comprometimento cognitivo, realizou 6.656 atendimentos entre acolhida, palestras, oficinas, dentre outros.

O Viva Leite, que se caracteriza por promover a conexão entre segurança alimentar e assistência social, de fevereiro a novembro de 2022 ofertou 462.551 litros de leite em 27 pontos de entrega espalhados pelo município. 

O destaque na oferta de refeições foi a ampliação de atendimento com a inauguração de duas unidades do restaurante Nosso Prato – uma na zona norte e outra no sul -, além do programa estadual Bom Prato.

A secretária Wania Lombardi destacou apoio de parceiros como Senai, Senac e Sebrae, e agradeceu à dedicação de toda sua equipe e também dos parceiros que contribuíram para todas essas realizações.

“Todos os serviços realizados pela assistência contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas, promovendo o acesso aos demais serviços e a garantia de direitos”, disse.