A direção do Divino Gastronomia & Bar, em Gramado, no Rio Grande do Sul, divulgou um pedido der desculpas após a viralização de uma vídeo em que garçons da casa repetem a dança do caixão, usada em cerimônias de sepultamento em Gana, para servir bebidas a clientes.
As imagens da dança viraram memes com muita visibilidade em tempo de epidemia. Nas cerimônias, as danças são uma forma de homenagem e reverência aos mortos. Nos memes viraram piadas sobre situações como acidentes e outras situações com risco de vida.
“Não compactuamos com esta atitude totalmente descabida para o momento em que vivemos, em meio à pandemia de covid-19″, diz o comunicado do restaurante.
O Brasil superou a marca de 11,6 mil mortos por covid-19. No Rio Grande do Sul são pouco mais de cem mortes.
Segundo a mensagem, divulgada em redes sociais, o caso foi “uma falha operacional” em um momento em que o gerente do restaurante estava fora para compra de produtos.
Segundo o restaurante, um dos clientes pediu ao DJ que tocasse a música usada como trilha sonora nos memes e aos garçons para que a entrada de baldas com espumante fosse feita em forma de dança.
“Por este motivo, vimos pedir desculpas aos nossos clientes e a toda sociedade por esta falha, e dizer que estamos tomando todas as providências para que episódios desta natureza não venham a ocorrer novamente no Divino”, diz o comunicado.