O centenário de nascimento de José Padilla Bravos, a ser comemorado no dia 7 de abril, terá presente especial para família, amigos, admiradores e a memória de Marília: o lançamento de uma biografia que conta sua história como pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira), jornalista de Marília, pai e influenciador coletivo décadas antes das redes sociais.
Nascido em Avaí em 1922, José Arnaldo, como ele ficaria conhecido em seus textos, faleceu em Marília a 15 de Agosto de 1999.
Teve a despedida dos justos: um infarto fulminante quando andava de carro com a esposa, Aparecida Grencia Bravos, mais conhecida como Dona Cida. Encostou seu fusca de forma regular junto à calçada e descansou, debruçado no colo daquela que foi companheira de vida e com quem teve seis filhos.
Faltava a José Arnaldo o reconhecimento permanente. A biografia é um caminho para isso. Escrita pela jornalista e biógrafo Cláudio Amaral, com a participação e colaboração decisiva da esposa do autor, Sueli Bravos Amaral, filha de José Arnaldo.
Além de Dona de Cida, que faleceu em nobembro de 2021, e da filha Sueli, José Arnaldo deixou os filhos José Cláudio Bravos, Paulo César, Mario Marcio, Sergio Luiz e Salete.
“O leitor vai conhecer a história de vida e superação de um cidadão que nasceu pobre, numa família de imigrantes espanhóis, nunca acumulou riqueza material, mas teve, por 77 anos, uma vida rica em princípios, honestidade, dedicação, amor ao próximo e fé em Deus”, diz Cláudio Amaral.
O livro também cobre uma lacuna de informações sobre José Arnaldo, que teve sua vida como jornalista e colunista do extinto Correio de Marília cheia de histórias e registros, há pouca informação sobre sua atuação na segunda guerra mundial.
A obra traz detalhes de relatos diário do Cabo que viveu as amarguras e os sofrimentos da Segunda Guerra Mundial.
“Ao voltar ao Brasil, em meados de 1945, teve forças e coragem para trabalhar, constituir família, escrever em defesa dos pobres e oprimidos por mais de 50 anos nas páginas de jornais diários como o Correio de Marília.”
A biografia deve ter solenidade de lançamento no dia 7 de abril em Marília, na sede da Biblioteca Municipal. Mas na pré-venda o livro é oferecido com 25% de desconto. A compra pode ser feita pela internet. Mais informações pelos telefones (11) 99995-7621 ou (11) 99943-3605
SERVIÇO
Pré-venda livro “O Cabo e o Jornalista – 100 anos de José Padilla Bravos”
https://loja.epatriani.com.br/prevenda100
Autor: Cláudio Amaral
Editoria Patriani