Marília

Biometria eleitoral terá posto itinerante na zona sul por três dias

Biometria eleitoral terá posto itinerante na zona sul por três dias

A Justiça eleitoral de Marília vai abrir na zona sul de Marília um projeto itinerante de registro de biometria de eleitores e entre os dias 27 a 31 de maio, fará atendimento das 10h às 16h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Paulo Freire, na rua José Cunha de Oliveira, 50, no Jardim Teotônio Vilela.

O objetivo principal do projeto, de acordo com a chefe do Cartório Eleitoral da Zona 70, Karina Marcussi Gomes, é atingir a população que tem mais dificuldade em ir até o cartório eleitoral, no centro, para fazer a biometria, que é obrigatória e pode provocar cancelamento do título de eleitor com muitos prejuízos aos ausentes. A expectativa é atingir até mil eleitores dos bairros próximos à escola.

“O cadastramento biométrico será obrigatório em Marília já para as eleições de 2020 e os eleitores têm até o dia 19 de dezembro de 2019 para fazer a chamada biometria. Com o projeto itinerante, a gente traz economia para o eleitor, que não precisará se deslocar até o Cartório Eleitoral. Além disso, através de portaria assinada pelo juiz Ernani Desco Filho, haverá isenção de multas para os eleitores que compareceram ao projeto itinerante. A nossa expectativa é realizar o cadastramento de cerca de 1.000 eleitores”, afirmou a chefe do Cartório Eleitoral da Zona 70.

O eleitor deve levar um documento com foto e um comprovante de residência. O cadastramento biométrico é rápido e gratuito. Eleitores sem o cadastro podem sofrer bloqueio do título e do CPF com perda de benefícios sociais, como Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de impedimento em realizar operações de crédito como financiamentos e empréstimos ou prestar concursos.

A Justiça Eleitoral divulgou nesta terça-feira (14) um balanço parcial do cadastramento biométrico em Marília. Do total de 173.995 eleitores do município – 82.346 na Zona 70 e 91.649 na Zona 400 – apenas 66.692 já fizeram a biometria, representando 38,33%. Faltam 107.303 eleitores fazerem para o cadastramento, isto é, 61,67% ainda precisam se regularizar até o dia 19 de dezembro.

Karina lembra também que outro projeto itinerante está em andamento – até o próximo dia 31 de maio – no Fórum para os eleitores da Zona 400. Com 173.995 eleitores, Marília possui 578 seções eleitorais, 73 locais de votação, 15.901 títulos cancelados e 2.137 títulos suspensos por outros motivos, como falta a três eleições seguidas ou condenações judiciais.