
O bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, divulgou neste domingo uma mensagem com foco na educação, tema da Campanha da Fraternidade, e nas lições da Páscoa aos fiéis católicos e cristãos.
Dom Luiz comandou celebração na Basílica de são Bento na cidade e lembrou que a comemoração do Domingo de Ramos abre a programação da Semana Santa, até próximo domingo, quando é celebrada a ressureição de Cristo.
A mensagem lembrou ainda a retomada após dois anos de epidemia e que é preciso fazer mais do que lembrar a história da Páscoa, mas revivê-la.
“Dois anos, tudo online. Esse é um momento de oração, devoção, amor a Deus. Abrimos a semana santa. A semana em que nós, cristãos, revivemos não só recordar, reviver a Paixão, Morte e Ressureição de Jesus.”
Citou a Campanha da Fraternidade e seu lema – Fala com sabedoria, Ensina com amor – e afirmou que a morte e ressureição de Cristo deixaram lições como perdoar e entregar-se aos cuidados de Deus.
“Perdoar não é fácil. Muitas vezes, diante de uma injustiça, diante do mal que falaram de nós, diante de uma ofensa, muitas vezes a gente renuncia a dar o troco. Isso já é um passo. Quando a gente renunciar a vingar já é um passo. Mas pedir a Deus que perdoe aqueles que nos ofenderam é algo divino.”
Ao final, fez um pedido de oração pelos padres e bispos da Diocese, para quem pediu ainda a intercessão da Virgem Maria.
“Quando o padre é ordenado, ele faz umas promessas. Rezar a oração do tempo presente, rezar pelo povo, faz a promessa de viver o celibato, faz a promessa de se manter fiel à Igreja. E essa promessa é renovada a cada ano. E a renovação das promessas vai ser terça-feira, às 19h30, em Osvaldo Cruz. Vai benzer os Santos Óleos e os padres vão renovar as promessas”, disse.
Durante toda a semana as diferentes paróquias da Diocese terão atividades com procissões e celebrações especiais. Na próxima sexta-feira Marília terá a encenação da Paixão de Cristo, no Parque do Povo, zona sul.