Marília

Bispo de Marília inicia viagem ao Vaticano e leva orações de fiéis ao Papa

Bispo de Marília inicia viagem ao Vaticano e leva orações de fiéis ao Papa

O bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, iniciou nesta sexta-feira o roteiro da viagem a Roma, onde tme programado encontro com o Papa Francisco, e leva uvárias mensagens com orações de moradores na área da Diocese. Dom Luiz viaja com os bispos das províncias eclesiásticas de Botucatu (da qual a Diocese de Marília faz parte), Campinas e Ribeirão Preto.
 
O episcopado destas três regiões do Estado de São Paulo integram a segunda comitiva do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que participará, entre os dias 26 e 30 de setembro, da Visita Ad Limina Apostolorum, cujo ponto alto é um encontro com o Papa Francisco, que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 29.
 
A programação da semana que vem conta também com peregrinações e missas nas basílicas papais, com reunião na Secretaria de Estado da Santa Sé e com encontros nos dicastérios dos Leigos, Família e Vida, da Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, para os Bispos, para a Doutrina da Fé, para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para a Educação Católica, para a Evangelização e para a Comunicação. Estes departamentos da Cúria Romana têm a missão de colaborar com o Papa no governo da Igreja em todo o mundo.
 
Em Roma, o primeiro grupo do Regional Sul 1 a cumprir a agenda da Visita Ad Limina 2022, composto pelos bispos das províncias de Aparecida, São Paulo e Sorocaba, concluiu as atividades há pouco na Basílica São Paulo Fora dos Muros com celebração em ação de graças.
 
VISITA AD LIMINA
 
Com tradução literal do latim, a visita Ad Limina Apostolorum significa Visita Ao Túmulo dos Apóstolos. Desta forma, a cada cinco anos, os bispos de todo o mundo peregrinam até Roma, onde estão sepultados São Pedro e São Paulo, e participam de intensa programação que reafirma a unidade das dioceses espalhadas pelo globo com o Papa.
 
‘NOSSAS INTENÇÕES’
 
“Estamos unidos em oração nesta visita ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo, colunas de nossa fé católica”, enfatizou Dom Luiz Antonio ao assinar o Documento que entregará ao Papa Francisco com as intenções de todo o povo fiel que aderiu à Campanha Pastoral “DAS ORAÇÕES DO BISPO AO CORAÇÃO DO PAPA”, lançada nos últimos dias nas redes sociais da Diocese de Marília.
 
Nas intenções de todos que deixaram suas mensagens nos perfis do Facebook e do Instagram da Diocese, o bispo diocesano rezará nas basílicas de São João de Latrão, de São Pedro, de São Paulo Fora dos Muros e de Santa Maria Maior. Em seguida, entregará as mensagens ao Papa.
 
Ao deixar a residência episcopal, na zona leste de Marília, Dom Luiz ressaltou que não está viajando sozinho para Roma, pois leva em seu coração e preces “o clero, os religiosos e religiosas, os seminaristas e os fiéis leigos e leigas” das 65 paróquias da Diocese.