Marília

Buracos, mato, obstáculos – Ciclistas acusam riscos em ciclofaixas de Marília

Buracos, mato, obstáculos – Ciclistas acusam riscos em ciclofaixas de Marília

A Massa Crítica Marília, uma comunidade de promoção e incentivo ao ciclismo com quase 900 participantes em Marília, denunciou em redes sociais situações de riscos com buracos, mato, plantas, obstáculos, sujeiras e outras formas de obstruções em áreas de ciclofaixa na cidade.

A postagem aponta também falhas gerais dos projetos, como faixas subdimensionadas, com erros técnicos de implantação e outras situações que comprometem segurança e uso por moradores.A comunidade divulgou imagens de grandes buracos abertos com infiltração da chuva que interditam pontos da faixa na zona leste e arborização de divisores com galhos que invadem a pista e atingem os ciclistas em passagem.

A postagem mostra ainda sujeira com terra e mato na área de circulação, obstáculos em área de passagem de bicicletas como caçambas de obras“Não tem mais do que três meses, a @emdurb_marilia inaugurou a ‘CicloBuracos’, ‘CicloSujeira’, ‘CicloRemendos’, ‘CicloGalhosNaCara’ com diversos erros técnicos, obstáculos e problemas nos materiais de péssima qualidade. E já tem trechos interditados!”, diz a manifestação.

A postagem aponta ainda que “fica difícil querer ser ‘Cidade Amiga da Bicicleta’”, termo quem a administração adotou até m faixas dispostas ao longo da avenida das esmeraldas, um dos pontos das críticas.“A verba que gastaram nessas faixas, daria pra instalar ao menos algum paraciclo decente e adequado, algo que vocês nunca fizeram. Por um Plano Municipal de Mobilidade Sustentável, que contemple adequadamente a mobilidade ativa, em todo município, com previsão de instalações de infraestrutura cicloviária, paraciclos e bicicletário”, conclui o texto.

A @massacriticamarilia promove encontros de pedal, passeios e debates sobre o tema, defende ampliação do uso das faixas e das bicicletas como forma sustentável e de baixo custo para transporte, qoe permitiria opção segura para trabalhadores, estudantes e uso público em geral.É uma campanha que vai muito além dos passeios aos finais de semana e incentiva a adoção das bikes como meio de locomoção, como já é comum em grandes centros, especialmente em países desenvolvidos.