Marília

Cacam recebe homenagem por 30 anos de atendimento a crianças na cidade

Cacam recebe homenagem por 30 anos de atendimento a crianças na cidade

Destaque regional em atendimento, o Cacam (Centro de Atendimento a Crianças e Adolescentes de Marília) recebe nesta sexta-feira uma homenagem em sessão solene da Câmara de Marília para marcar os 30 anos de atuação da entidade, comemorados em julho.

O Centro, que passou por diversas transformações e melhorias, foi criado em 1992 para atendimento a vítimas de situações de negligência, abandono ou violência familiar.

Desde 1996 passou a ser administrado pelo Rotary Clube Marília de Dirceu, responsável por mudanças físicas, criação de diferentes estruturas de atendimento e suporte.

Dormitórios, áreas de estudo, lazer, informática, esportes, acompanhamento médico, odontológico, psicológico e alimentação são algumas das estruturas oferecidas.

“O Cacam faz muito. Dá o carinho, amor, bem-estar, a atenção de uma equipe treinada, qualificada, pessoas muito dedicadas, voluntários e apoiadores muito importantes, entre os quais eu destaco o Tauste Ação Social”, diz o presidente da entidade, Hederaldo Joel Benetti.

Ele explica que nos 26 anos em que o Rotary Marília de Dirceu administra o serviço todos os meses contou com apoio do programa Tauste Ação Social.

O mais recente foi um investimento de R$ 300 mil na implantação de uma cobertura de 680m² para manutenção de atividades externas com as crianças em reforça às medidas de prevenção contra a Covid-19.

E foram muitas obras, boa parte delas provocadas para garantir novo peril de acolhimento, que passou a ser limitado a crianças de zero a 12 anos de idade, seguida por remodelação e modernização de quartos, banheiros e toda estrutura do prédio próprio da entidade.

As crianças recebem abrigo em quartos com limitação de vagas e estruturas para reproduzir um ambiente familiar. Ficam no centro até destinação final pela Vara da Infância e Juventude.

Benetti disse ainda que a gestão e os resultados do Cacam são motivo de muita satisfação para todos os envolvidos. “É uma honra, uma satisfação poder desenvolver esse trabalho, atendimento a crianças, é muito gratificante.”

Todos os diretores atuam de forma voluntária na entidade. O Cacam recebe suporte da prefeitura, especialmente da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e repasses estaduais e federais, além de outros apoiadores.

Conta também com ajuda da comunidade em doações, compras em um bazar mantido no prédio da entidade e outras formas de repasse.

O Cacam fica na rua Vidal de Negreiros, 367, e o telefone para contato é 3433-1645. A solenidade de homenagem na Câmara começa às 20h e é aberta ao público.