
A coleta de lixo terceirizada em Marília pode parar no feriado de sexta-feira, dia 15, em uma greve protesto dos trabalhadores por causa do atraso no pagamento de salários. Os funcionários ainda não receberam valores de outubro, segundo comunicado divulgado pelo sindicato da categoria nesta quarta.
Na segunda-feira, quando anunciou o pagamento atrasado para a saúde, a prefeitura divulgou previsão de pagar a coleta de lixo na terça (veja mais aqui)
O comunicado foi divulgado pelo radialista Amarildo de Oliveira, da rádio Clube. O Giro Marília recebeu uma cópia do documento.
A carta com a possibilidade de greve foi protocolada na empresa M. Construções & Serviços, responsável pela coleta, na terça-feira, dia 12.
O Sindicato aponta greve a partir do dia 15 de novembro, pedido de supervisão para a gerência regional do Trabalho e notificação ao Ministério Público do Trabalho, em Bauru.
A empresa terceirizada é responsável por aproximadamente 50% da coleta de lixo nos bairros de Marília. A cidade ainda gasta milhões com a destinação final do lixo.
A crise financeira instalada na prefeitura já vem provocando atrasos no pagamento de salários dos servidores e aposentados, atrasos para terceirizados – como a saúde e a coleta –, além de calotes em outros prestadores de serviços.