Marília

Caminhada em Marília terá orientação em saúde mental e prevenção ao suicídio

Caminhada em Marília terá orientação em saúde mental e prevenção ao suicídio

O Núcleo de Apoio Emocional e Prevenção do Suicídio realizará no dia 28 de janeiro a “1ª Caminhada Janeiro Branco” em Marília como medida de orientação sobre saúde mental e prevenção ao suicídio na cidade.

A iniciativa terá concentração em frente ao SESI Marília e terá início a partir das 10h. Serão distribuídos folders com orientações para promoção da saúde mental e ainda fitas e balões brancos. 

O movimento Janeiro Branco dedica-se a combater e a solucionar sofrimentos humanos, com ou sem transtornos mentais, que podem ser prevenidos ou melhor conduzidos se as pessoas aprenderem estratégias verdadeiramente simples para cuidar da Saúde Mental. 

“Acreditamos que cuidar da saúde mental é cuidar da vida. A caminhada é um alerta que sinaliza a melhor saída, que é a prevenção. Precisamos deixar bem claro que uma pessoa com ideação suicida não quer tirar a vida, mas quer tirar a dor, por isto que temos grande quantidade de crianças se mutilado, pois a dor da mente é maior do que dor que ela pode fazer com seu corpo”, disse o psicólogo Wellington Aparecido Silva, coordenador Núcleo de Apoio Prevenção Suicídio de Marília. 

“O número no centro de atenção psicossocial, os CAPS e os postos de saúde da família fazem um bom trabalho, mas são insuficientes para o atendimento de toda população mariliense. Diante desse cenário, o alerta público torna-se fundamental para o enfrentamento da doença e atenção à Saúde Mental”, salientou o psicólogo. 

Ele disse que o serviço de atendimento mostra aumento em casos ansiedade, luto, depressão e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. “Cerca de 4% dos adolescentes brasileiros apresentam sinais de depressão, e cada caso temos quatro crianças que já tiveram a doença”, disse Wellington Aparecido Silva.