Marília

Campanha ajuda enfermeira em tratamento contra câncer em Marília

Campanha ajuda enfermeira em tratamento contra câncer em Marília Campanha ajuda enfermeira em tratamento contra câncer em Marília Campanha ajuda enfermeira em tratamento contra câncer em Marília Campanha ajuda enfermeira em tratamento contra câncer em Marília
Campanha ajuda enfermeira em tratamento contra câncer em Marília

Uma grande mobilização em Marília e cidades vizinhas caminha para arrecadar R$ 45 mil e ajudar a enfermeira Vanessa Barbosa Tovani, servidora municipal, a financiar um caro e complicado tratamento contra câncer com metástase. E muitas razões para ajudar.

As doações podem ser feitas pela internet na página de uma vaquinha online ou em transferências por pix em conta do Nubank e cheve por CPF: 40701273801.

Além do alto custo, a história relatada pela enfermeira envolve um erro de diagnóstico que atrasou tratamento, resistência do corpo à medicação, viagens, um bebê e necessidade de poder centrar foco no tratamento e não em dinheiro.

“Em abril 2022 fiz uma cirurgia para retirada de um tumor na adrenal esquerda, o qual foi diagnosticado como benigno e mandaram eu seguir com a minha vida”, conta Vanessa.

A enfermeira engravidou e diz que durante a gestão as dores ficaram muito fortes e ela buscou novos exames. 

“Descobri que estava novamente com vários tumores, mas dessa vez espalhados pelo peritônio, pulmão e alguns outros locais. Foi feita biópsia que constatou a malignidade é repetida a biópsia do ano anterior que mostrou o erro diagnóstico, pois já era maligna.”

Ela teve que antecipar o parto, o filho passou algum tempo na UTI – já recuperado, ele passa bem – e em vez de atravessar todos os sonhos de maternidade ela teve que seguir em tratamento.

“Iniciei a quimioterapia e uma medicação oral específica para tumores adrenais. Qual surpresa, eu não respondo ou tratamento. Iniciamos uma nova quimioterapia e mais uma vez eu não respondo de forma satisfatória ao tratamento. Agora, vou para a 3• tentativa com uma nova medicação”.

O plano de saúde não cobre todos os tratamentos. A família ajuda mas os recursos estão cada vez mais escassos, assim como os prazos, sempre muito curtos. “Preciso pagar exames caríssimos, medicações, custos com viagem 1 x por mês pois é em São Paulo e eu estou em Marília.”

O valor da vaquinha é calculado em quatro meses de tratamento. Até a manhã desta segunda havia levantado 80% da meta. “Com fé que esta é apenas uma fase é que logo estarei com meu filho, na minha casa e com uma ótima saúde.”