
A Entrevias, concessionária responsável pela gestão da SP-333 e o Contorno de Marília entre 570km de rodovias, inicia nesta semana uma campanha voltada para orientação de motociclistas e prevenção de acidentes na pista. Segundo a empresa, o contorno de Marília é de maior incidência no chamado trecho sul da concessão.
Um balanço divulgado pela empresas mostra que tombos de motos de baixa cilindrada, rincipalmente por estouro de pneus, é o tipo de acidente mais comum. Segundo levantamento da Entrevias, no comparativo de 2018 e 2019 houve aumento de 18% em acidentes do tipo tombamento e de 31% no número de vítimas.
Entre janeiro e fevereiro de 2020, o aumento foi de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior. O histórico da companhia mostra que o tombamento de motos ocorre em sua maioria na SP-322, no trecho urbano de Ribeirão Preto, e uma pequena parte na Rodovia Anhanguera (SP-330).
De 2017 a 2020, do total de ocorrências envolvendo motocicletas (324), 30 % foram causadas por estouro de pneu (98), seguida por fator humano, 52 casos (16%) ou por perda de controle devido à conduta negligente, com 47 ocorrências (14,5%).
Aproximadamente 88% dos casos ocorreram em condições climáticas boas, sem qualquer adversidade, e 83,64% delas em traçado reto. A campanha “Motociclista, se liga nessa parada”, uma iniciativa 100% digital com foco na manutenção dos veículos.
As ações serão centradas na prevenção de acidentes e alcançarão milhares de motociclistas por meio de conteúdos divulgados em mídias sociais e pela presença de influenciadores digitais, com uma linguagem descontraída, porém recheada de orientações de segurança.
O destaque ficará por conta da participação do ator Marco Luque, com o personagem Jackson Faive, um motoboy. O primeiro vídeo com ele será divulgado nesta segunda-feira (15), nas redes sociais da concessionária – @entreviasoficial e LinkedIn www.linkedin.com/company/entrevias)e demais plataformas digitais como no Youtube da empresa.