Marília

Campanha da Fraternidade chama para atos espirituais e práticos em Marília

Campanha da Fraternidade chama para atos espirituais e práticos em Marília

A Igreja Católica abre nesta quarta-feira em todo o país a Campanha da Fraternidade 2020 com o lema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, e a Diocese de Marília vai incentivar fiéis a atos espirituais e práticos de ajuda social e atenção ao próximo.

Em todas as paróquias da região haverá celebrações especiais nesta quarta-feira, com a introdução do cartaz e apresentação do tema da campanha, que é inspirado no trabalho de irmã Dulce, a primeira santa brasileira.

Durante toda a quaresma os fiéis são chamados a atos espirituais com três focos: jejum, para conhecimento e relação pessoal; orações, para reforçar vínculo com Deus; e caridade, para reforçar ligação com o próximo.

No dia 5 de abril, no Domingo de Ramos, as paróquias promovem uma grande campanha de arrecadação como ato prático de doação. O dinheiro é destinado a fundos de atendimento social.

O Fundo Diocesano de Solidariedade recebe 60% do valor para investimento em instituições de atendimento social nas cidades onde as paróquias atuam. O Fundo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) recebe 40% para financiar projetos nacionais.

“É momento para doar o que eu fiz como penitência durante a Quaresma e transformar em caridade prática. O que deixar de consumir em chocolate, refrigerante, carne, cigarros, o que seja, calcula um valor, coloca em um envelope e doa”, explica o padre Danilo Nobre, coordenador da campanha na Diocese de Marília.

Todas as entidades beneficiadas são cadastradas de forma prévia, apresentam os projetos sociais que desenvolvem e recebem repasses. Em Marília são instituições como o Educandário Bento de Abreu, o Lar São Vicente, Lar da Criança, Horta Comunitária e outros.

Mas a campanha atende também instituições em toda a região nas diferentes paróquias da Diocese. As missas e celebrações dependem da organização de cada paróquia, que podem promover ainda campanhas especiais durante os 40 dias da Quaresma.

“Na minha comunidade por exemplo, atuamos com desafios dos finais de semana, que oferecem vários incentivos que vão de rever alguém após muito tempo, perdoar uma pessoa, buscar o perdão e relação pessoal, levar um prato de alimento ou outro gesto de caridade”, explica padre Danilo.