Uma grande mobilização da comunidade em Marília e cidades vizinhas vai incentivar a doação de sangue, medula óssea e plaquetas durante todo o mês de setembro com um tema muito especial: uma homenagem ao estudante Luís Henrique Canone, que faleceu aos 11 anos como referência na luta contra leucemia na cidade.
Henrique mobilizou voluntários, campanhas, incentivou outras famílias na luta e enfrentou todos os desafios do tratamento de uma forma inspiradora até sua morte em janeiro deste ano.
Faria aniversário no dia 14 de setembro. É o primeiro ano sem ele para a família e amigos e a campanha é a forma encontrada para homenagear o garoto que virou guerreiro pela Saúde.
Kelly Jaqueline dos Santos, mãe do estudante – que deixou também o irmão, Gabriel, eram gêmeos – disse que tanto quanto lembrar o filho é importante manter a mobilização por pacientes.
“O Henrique com certeza gostaria muito de que seu aniversário fosse acompanhado por uma campanha assim. Ele teve muito apoio, descobrimos amigos, recebemos carinho durante seu tratamento. Então vou fazer essa homenagem a meu filho e levar essa atenção a outras crianças”, explicou.
Participam grupos como os Amigos do Dê, uma grande comunidade formada em torno de um time de futebol de várzea que durante todo tratamento esteve ao lado de Luís Henrique.
O amigo Dado Baptista, voluntário e apoiador em todas as campanhas é outro engajado. Empresas e mais grupos de voluntários também anunciaram participação no projeto.
E é muito fácil participar: basta procurar o Hemocentro de Marília para fazer o cadastro como doador de medula ou sua doação de sangue e plaqueta.
“Cadastrar como doador de medula é simples. Caso haja compatibilidade com algum paciente, a equipe entra em contato e orienta sobre a doação. Só então será preciso fazer coleta e outros procedimentos”, explica Kelly.
Para doar sangue é preciso ter a partir de 16 anos – adolescentes precisam ter autorização dos pais ou responsáveis -, mais de 50 quilos e gozar de boa condição de saúde.
O Hemocentro de Marília atende na rua Lourival Freire, 240, no bairro Fragata. É possível agendar a doação. Mais informações pelo telefone 3434-2541.