Marília e São Paulo - O cantor e compositor João Batista Bernardo, famoso com o nome de Matogrosso, recebe dia 13 o título de cidadão Mariliense em solenidade na Câmara.
A homenagem reconhece uma carreira que começou na cidade, como concurso do canto na Rádio Clube de Marília.
Matogrosso nasceu em Vista Alegre do Alto, em novembro de 1949. Chegou a Marília aos 11 anos, quando o pai comprou um sítio no Distrito de Padre Nóbrega.
Cresceu na roça ao lado de 11 irmãos e viu a mãe, cantora em celebrações da igreja, embalar também festas e bailes.
Aos oito anos ganhou o primeiro violão. Mas foi só aos 14 que chegou à rádio em Marília e, entre 20 candidatos, venceu para formar sua primeira dupla: Landinho & Ladir.
Mas que a estreia, marcou contato com nomes como Wilson Mattos, Moacir Pita e Valdir Santos. Além disso, convivência com Nhô Constâncio, compositor e cantor que virou influência para ele.
Mudou para trabalhar no Mato Grosso, teve convite para banda, nova dupla, até voltar a São Paulo. Três anos depois, a produtora Chantecler e o produtor Dino Franco deram a ele e Anísio Roberto, o Mathias, chance de gravar.
Após 40 anos de carreira, a dupla teve mudanças, mas seguiu com Matogrosso à frente e colecionou sucessos. Teve, inclusive, 16 certificações de ouro e cinco de plantinha.
Matogrosso manteve contato e atuação como cantor, visitante e amigo em Marília e região, e, assim, no dia 13, às 15h, passa a ser Cidadão Mariliense.