O Capitão Mendonça, do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em Marília, participou da 126ª Conferência realizada pela Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP) no Centro de Convenções McCormick Place, em Chicago.
Acompanhado do Comandante Geral da Polícia Militar (Coronel PM Salles) e mais 15 oficiais, o Capitão Mendonça representou o 9º I e o Comando de Policiamento do Interior Quatro (Comando Regional em Bauru responsável por 89 municípios) e será o multiplicador de todo o conhecimento adquirido aos oficiais da região.
Segundo um comunicado da PM, a IACP é a maior e mais influente entidade profissional para os líderes policiais, que desde 1893 promove a disseminação de conhecimento, estratégias, novas técnicas e recursos destinados aos Chefes de Polícia de mais de 150 países.
“Com o objetivo de propiciar aos gestores das diversas polícias do mundo, condições de execução de um policiamento mais eficiente e eficaz para o estabelecimento de comunidades mais seguras, a IACP conta com mais de 140 mil membros, dos quais 17 mil participaram da Conferência Anual de 2019, compartilhando experiências nos 250 workshops realizados.”
O programa de educação da IACP 2019 incluiu temas como Relações entre a comunidade e a polícia; Segurança do trânsito urbano e rodoviário; Ferramentas tecnológicas; Populações em risco; Redes Sociais.
O encontro analisou ainda questões como Drogas e seu impacto na comunidade; Acidentes de massa e ataques violentos; Recrutamento e retenção da polícia; Segurança e bem-estar do policial; Cultura e moral da polícia.
“O grande diferencial entre a polícia americana e de algumas outras polícias do mundo com relação à polícia brasileira é o implemento tecnológico, mas percebemos também que os policiais do estado de São Paulo estão, no mínimo, no mesmo nível dos policiais de outros lugares do mundo em material humano”, disse o capitão Mendonça.
Segundo o oficial, “na questão humana, estamos próximos ou até mesmo superiores de algumas polícias de países desenvolvidos”.