Marília - A área de atendimento da USF Maracá, localizada na zona Norte da cidade, vai receber a partir do dia 19 de maio (segunda-feira), a Operação Cata-Treco contra dengue e outros problemas urbanos.
A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Marília – por meio das secretarias municipais da Saúde e de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
O objetivo da Operação Cata-Treco é limpeza da cidade para diminuir os casos de doenças transmissíveis. Recolhe material que pode servir como criadouro ou abrigo a insetos.
Recolhe móveis, eletrodomésticos, estofados, pneus, vasos e outros materiais sem utilização. A operação não recolhe restos de material de construção e de poda de árvores, bem como lixo orgânico.
A colaboração dos moradores é essencial para a retirada dos materiais inservíveis. A população deve colocar material na calçada para coleta pelas equipes da Cata-Treco.
De acordo com a secretaria municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, outra boa opção para o recolhimento dos materiais inservíveis são os ecopontos.
Desde o início da operação – no mês de janeiro- a Operação Cata-Treco contra dengue recolheu cerca de 200 toneladas de materiais inservíveis em diversas regiões da cidade.
“A colaboração da população é fundamental para o sucesso das nossas ações. É preciso ocorrer um trabalho em conjunto na prevenção ao Aedes aegypti”, finaliza a secretaria municipal da Saúde, Paloma Libanio.
A cidade vive epidemia de dengue como todo o Estado e já registrou 20 mortes pela doença – além de outras em investigação -.