Não fossem os vasos e flores deixados por famílias, algumas vias e entorno de sepulturas do cemitério de Marília estariam prontas para cenário de um filme sobre cidade fantasma.
Mato alto que quase esconde sepulturas ou toma passagem de visitantes, vias mal cuidadas e em alguns pontos onde houve a poda o mato é deixado acumulado junto às sepulturas. Parte foi arrastada para bueiros.
Os sinais foram registrados neste sábado durante um sepultamento na cidade. Uma das visitantes, que aproveitou o momento para visitar a sepultura da mãe, reclamou do abandono. “Nunca vi assim.”
São vielas e sepulturas mais afastadas da entrada principal e com ocupação mais simples. É uma área do cemitério que não tem grandes capelas ou sepulturas cobertas em mármore e decoradas com estátuas.
Mas mesmo nas áreas mais próximas à via de entrada, onde estão as maiores sepulturas de famílias conhecidas, é possível ver os sinais de mato e falta de cuidados.
O cemitério, que até o final de 2021 esteve sob responsabilidade da Emdurb, foi transferido para a administração direta na prefeitura, que é agora responsável pela limpeza e manutenção.