
A Polícia Civil de São Paulo registrou na semana passada com cinco meses de atraso uma homenagem ao investigador Sérgio Luís Frigo e ao agente policial Gustavo Felipe Morelatto, de Marília, pelo atendimento de emergência a um bebê engasgado.
Na noite do dia 9 de abril familiares do pequeno Jhon Lucas, com um mês de vida, pararam no plantão policial para pedir ajuda e eventual escolta até o hospital mais próximo.
A criança engasgada estava em companhia do pai, mãe e avó. As câmeras de segurança do prédio filmaram todo o ocorrido.
Gustavo, que estava de plantão e já tinha participado de cursos de primeiros socorros na academia de polícia, pegou a criança em um dos braços, ventre para baixo e pressionou com técnica e cuidado as costas. Em seguida, o bebê expeliu o líquido e voltou a respirar.
Enquanto isso, Sérgio acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que chegou momentos depois e deu sequência ao atendimento. O bebê foi levado ao Hospital Materno Infantil para avaliação médica.
No dia seguinte a mãe de John Lucas agradeceu aos policiais nas redes sociais e informou que seu filho passava bem.
A portaria com elogio à dupla e determinação e anotação no registro funcional de servidores foi assinada no último dia 16 de setembro.
“Os investigadores Gustavo e Sérgio merecem todas as honrarias pelo atendimento de sucesso sem hesitação de um caso que pode ser considerado incomum para a Polícia Civil”, disse o presidente do Sincopol, Celso José Pereira.