Marília

Climatempo prevê frentes frias em junho, agosto e setembro mais quentes e secos

Climatempo prevê frentes frias em junho, agosto e setembro mais quentes e secos

O Estado de São Paulo deve enfrentar um inverno com temperaturas acima da média da época e menos chuvas especialmente em agosto e setembro. O inverno começa oficialmente no dia 20 de junho às 18h44.

A previsão foi apresentada na tarde desta terça-feira em uma conferência online promovida pelo Portal Climatempo com jornalistas de todo o país. O Giro acompanha a conferência.

Segundo o meteorologista Filipe Pungirum, julho terá início mais úmido e o mês pode registrar até três frentes frias com quedas significativas de  temperaturas.

Agosto já deve ter temperaturas acima da média e estiagem também acentuada. A projeção já havia sido divulgada pelo governo do Estado. A Defesa Civil criou um programa de prevenção e reação a casos mais graves de estiagem.

“Não quer dizer que não teremos massas de ar frio capazes de derrubar temperaturas. Teremos eventos com massas intensas”, disse o meteorologista.

O Climatempo apresentou uma indicação de temperaturas abaixo da mídia no Oceano Pacífico, que se forem mantidas por longo período podem provocar o chamado efeito La Niña, com alterações mais fortes no clima.

“Hoje temos quadro de temperaturas abaixo da média, mas esse quadro precisa se manter por cinco meses para consolidar o fenômeno La Niña”, disse o meteorologista.