
O Clube de Cinema de Marília exibe no próximo domingo (28) o documentário “Torre das Donzelas”, que mergulha em relatos íntimos e impactantes de ex-companheiras de cela do Presídio Tiradentes, em São Paulo, durante os anos mais sombrios da ditadura militar no Brasil. Entre essas mulheres está a ex-presidente Dilma Rousseff.
Com curadoria da produtora Alumiar Filmes e gentilmente cedido pela diretora Susanna Lira, o filme conta com a produção da Modo Operante e promete uma experiência marcante para o público.
Detidas entre o fim dos anos 1960 até 1972, quando o presídio foi desativado, essas mulheres compartilham suas histórias de resistência e sobrevivência.
Além de abordar as torturas brutais sofridas, o documentário também lança luz sobre aspectos menos conhecidos desse período histórico.
As entrevistadas falam sobre as amizades que surgiram em meio à adversidade, as descobertas da sexualidade, os desafios da maternidade, as condições precárias de alimentação e, acima de tudo, a luta incansável pela liberdade.
O reconhecimento do impacto e da qualidade de “Torre das Donzelas”, rendeu ao documentário o Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília em 2018, além do prêmio de Melhor Documentário segundo o júri popular na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival do Rio, onde também conquistou o Prêmio do Júri Oficial.
Gratuita, sessão acontece às 20h, no CCM, localizado na Avenida Sampaio Vidal, 245 (entrada pelo Museu de Paleontologia).