
Duas experiências desenvolvidas pela equipe técnica da rede básica de Saúde do Município de Marília foram apresentadas no 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, o maior evento de saúde pública da América do Sul, que aconteceu em Goiânia.
‘Uso da articulação intersetorial no enfrentamento à violência infantil’ e ‘Busca ativa: impacto na cobertura vacinal da poliomielite’ foram projetos que já haviam sido apresentados e selecionados na etapa estadual do encontro, em março.
O Congresso teve 535 experiências foram detalhadas no Conasems durante a 18ª Mostra Brasil ‘Aqui tem SUS’ e permite que as ações desenvolvidas na cidade atinjam municípios em todo o país.
O trabalho técnico ‘Uso da articulação intersetorial no enfrentamento à violência infantil’, apresentado pela autora e médica pediatra Doutora Vivian Tamiello Reverete foi premiado e ficou entre os vencedores do 37º Congresso Nacional das Secretarias, que neste ano aconteceu em Goiânia, a capital do Estado de Goiás.
“O Congresso Conasems é o maior evento de saúde pública do Brasil. Ganhamos um prêmio de âmbito nacional. Ficamos muito felizes com o resultado e seguimos caminhando para os próximos resultados”, afirmou a médica Vivian Tamiello Reverete.
O trabalho premiado teve como coautoras a médica Dinah Belém e a fonoaudióloga Fabiana Martins, ambas servidoras municipais da Secretaria Municipal de Saúde de Marília. A apresentação foi feita pela médica Vivian Tamiello na terça, dia 17.
Cobertura vacinal
A segunda experiência de Marília apresentada durante congresso nacional foi detalhada pela enfermeira Juliana Bortoletto Gomes e teve como tema a cobertura vacinal contra a poliomielite.
Permitiu levar os esforços da atenção básica de Marília para o conhecimento de todo o Brasil. “O Programa ImunizaSUS possibilitou a troca de experiências exitosas no fortalecimento das estratégias de imunização por meio da representatividade de todos os Estados e seus respectivos municípios com características singulares”, afirmou a enfermeira.