A retomada do comércio em geral e shopping centers a partir da segunda-feira não mudou as taxas de isolamento social em Marília, mostra o levantamento diário feito pelo governo do Estado a partir do acompanhamento de telefones celulares.
Na segunda e terça-feira a cidade registrou 40% de isolamento. Os mesmos índices de praticamente toda a semana anterior.
O domingo antes da abertura, com movimentação em feiras no centro da cidade e na zona sul, também manteve padrão das últimas semanas, com 47% de isolamento social.
O índice de isolamento foi o primeiro critério diferenciado adotado no Estado para acompanhar a exposição do público a situações de contágio. Embora mantenha acompanhamento, o isolamento social não influencia as definições sobre autorizações de flexibilização na quarentena.
O impacto da movimentação e contatos sociais provocados pela abertura só será conhecido com intervalo de 15 dias após as mudanças, quando forem feitas as comparações sobre dados de evolução da epidemia, volume de internações e ocupação hospitalar, por exemplo.