
A diretoria da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) protocolou na Prefeitura de Marília um pedido para ajuste na legislação de funcionamento do comércio com autorização para abertura das lojas das 10h às 20h a partir do dia 7.
O objetivo é criar apelo de circulação com opções de horário para as vendas de Natal, que tradicionalmente têm lojas abertas à noite na cidade.
A associação prevê ainda horário especial no feriado do dia 8, dia da Imaculada Conceição, e no último domingo antes do Natal, dia 20, com lojas abertas das 9h às 17h.
O novo padrão atende os limites do Plano São Paulo de controle da epidemia, com funcionamento das empresas por 10 horas e seria mantido até o dia 26.
“O ideal seria respeitar o calendário decidido pelos comerciantes, das 9h às 22h, como sempre aconteceu”, lamentou o presidente da associação, Adriano Luiz Martins.
A proposta foi impedida pelo novo decreto estadual de regulamentação da quarentena. “Uma vez seguindo os protocolos contra a contaminação, a ampliação do horário seria uma ferramenta para evitar aglomerações”, defende o dirigente.
O pedido considera o fato de Marília ser polo regional de consumo, que permite atração de consumidores de cidades vizinhas, e do tempo mais quente. A Acim projeta ainda abertura das 9h às 17h nos dias 24 e 31, considerados dias especiais para o comércio.
“Vamos procurar divulgar esta decisão aos lojistas, que devem destacar aos consumidores em geral”, anunciou o superintendente da Acim, José Augusto Gomes.
A entidade anunciou ainda que em função das medidas de controle não haverá equipes de papais Noel e mamães Noel nas ruas da cidade, outra tradição do setor para a época.