A perda de vendas e aumento final do custo provocado por uma onda de feriados prolongados durante o ano devem provocar perdas com “valor considerável” no comércio, aponta levantamento divulgado pela Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) nesta segunda.
O tesoureiro da associação, Gilberto Joaquim Zochio, destaca que os feriados prolongados provocam perda de consumo nos dias de lojas fechadas com efeito cascata em outras datas em função de viagens e afastamento de consumidores.
Os consumidores de Marília vão ter pelo menos 13 dias de descanso garantidos por feriados, além das possibilidades de prolongar o afastamento (veja mais aqui).
Uma projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo aponta que em todo o país o setor pode perder R$ 19,6 bilhões em movimentação de recursos durante o ano.
“Muita gente utiliza os intervalos como “pontes”, seja antes dos finais de semana ou depois”, disse o diretor da associação comercial.
Apesar dos benefícios para setores como turismo e prestadores de serviços vinculados – combustíveis, veículos, bares, transporte – o setor destaca a queda no nível de atividade do comércio em geral.
Gilberto Joaquim Zochio disse que o comerciante deve considerar as possibilidades de abertura nos feriados e dias prolongados com análise de custos, obrigações e vantagens finais.
Segundo a confederação, alguns setores como hiper e supermercados; lojas de utilidades domésticas; ramo de vestuário e calçados podem ter perdas acima de 10% nas datas.
Os Estados de São Paulo (R$ 5,62 bilhões), Minas Gerais (R$ 2,09 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 2,06 bilhões) e Paraná (R$ 1,42 bilhão) tendem a concentrar mais da metade das perdas estimadas (57%).