Marília

Comércio de Marília terá novos horários na segunda; Educação terá comitê para Covid

Prefeito Daniel Alonso durante reunião do comitê de enfrentamento ao coronavírus
Prefeito Daniel Alonso durante reunião do comitê de enfrentamento ao coronavírus

O encontro do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus realizado na tarde desta sexta-feira em Marília definiu novos horários de atendimento no comércio da cidade a partir de segunda-feira após reclassificação de Marília para a faixa laranja do plano de flexibilização da quarentena no Estado.

A reunião também apresentou resultado de consulta que indicou mais de 70% dos pais contrários à retomada de aulas na cidade. A Prefeitura anunciou a formação de um comitê educacional para acompanhar as atividades no setor e não definiu data para retomada (veja detalhes do comitê no final do texto)

Comércio em geral abre das 10h às 14h. O Marília Shopping deve atender das 15h às 19h e o Esmeralda Shopping entre 12h às 16h. O comitê também definiu mudanças para bares e restaurantes, que voltam a atender apenas com serviços de retirada de alimentos com drive thru e delivery.

A prefeitura suspende neste sábado a interdição de trânsito em cruzamentos da rua São Luiz no centro da cidade. O comércio ainda estará aberto das 10h às 16h. Shoppings também devem manter o atual horáio neste final de semana.

O rebaixamento da faixa amarela para a faixa laranja proíbe a abertura de salões e barbearias e de academias e clubes. Segundo o levantameno do governo do Estado, aumento de óbitos na região foi o critério que influenciou a regressão.

O prefeito Daniel Alonso disse após o encontro do comitê que os números de óbitos e casos na cidade estão abaixo do quadro da região, mas que em preocupação com a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de terapia Intensiva) o comitê decidiu acompanhar o Estado e as restrições. A cidade atingiu até 78% dos leitos de UTI ocupados durante a semana.

Igrejas que haviam anunciado atividades no final de semana estão autorizadas a manter os eventos no sábado e domingo. Um decreto de regulamentação deve ser publicado pela prefeitura com as novas medidas.

EDUCAÇÃO

O prefeito Daniel Alonso apresentou no encontro o Comitê Educacional que estabeleceu protocolos de atividades na rede municipal de ensino em função da epidemia de coronavírus.

O plano estabelece todas as projeções de controle, medidas de higienização nas unidades e em todos os serviços, além de cuidados com profissionais. Não está definida retomada das atividades presenciais, o que dependerá de avaliações semanais.