A partir de terça-feira, 17 de agosto, o Estado de São Paulo projeta iniciar o maior teste de retomada de atividades e circulação desde o início da quarentena provocada pelas Covid-19 em março de 2020.
Fim dos limites de horários e ocupação no comércio, bares e academias, liberação de convenções, eventos com público sentado e programação cultural são algumas das atividades a serem adotadas em meio ao avanço da vacinação e redução dos casos, internações e óbitos.
Anunciada em julho, a retomada a partir da terça encerra a chamada fase de transição do Plano São Paulo de Flexibilização. Veja o que já foi anunciado.
– Comércio, bares, academias e serviços
Hoje os setores podem atender até meia-noite com 80% de ocupação.
Pelo anúncio feito em julho, acabam estes limites, com protocolos de segurança que proíbem aglomerações, público em pé, exigem uso de máscara e álcool em gel
– Feiras corporativas, eventos sociais
Feiras corporativas, convenções, congressos, exposições em museus e eventos sociais devem ser liberados com obediência ao distanciamento, uso de máscara e protocolos de higienização. Aglomerações são proibidas
– Casas noturnas, shows com público em pé e competições com torcida
Seguem proibidos. A projeção do governo é que estes eventos sejam liberados a partir de 1º de novembro com ampliação da cobertura vacinal e segunda dose para todo público
– Regras municipais
Prefeituras estão autorizadas a adotar medidas mais restritivas. Cidades na região do ABC, por exemplo, já informaram que devem manter os limites atuais até o final do mês.
– Fiscalização
Todos os setores seguem sujeitos a fiscalização e multas em caso de abuso como superlotação acima da capacidade, público em pé ou pistas de dança, falta de distanciamento e de medidas de higienização. Todos os casos de irregularidades podem levar também a medidas judiciais.