
A Prefeitura de Marília divulgou no Diário Oficial desta terça-feira uma portaria para suspender a concorrência pública aberta para contratar uma empresa para modernização e manutenção do parque de iluminação pública da cidade.
Assinada pelo secretário municipal de Obras, André Luiz Ferioli, a portaria esclarece que a licitação foi suspensa para análise de termos de esclarecimentos e impugnações apontados por eventuais licitantes.
É a segunda vez em que a concorrência precisa ser suspensa. Na primeira a medida foi provocada pelo Tribunal de Contas do Estado em junho deste ano.
A análise pelo TCE provocou quatro meses de atraso e só liberou a licitação em outubro deste ano com determinação para pelo menos sete mudanças no Edital.
As retificações foram divulgadas no dia 14 de outubro, junto com um novo termo de referência. Mas nem assim a concorrência superou as questões polêmicas.
A concorrência prevê investimentos na faixa de R$ 30 milhões para implantação de novo modelo de iluminação pública na cidade.
Além das questões jurídicas e a preocupação com os recursos públicos que o processo envolve, a concorrência adia investimentos pontuais e a cidade acumula reclamações contra a falta de iluminação ou iluminação insuficiente em diversos pontos da cidade.