
Uma área pública com potencial turístico nas proximidades da fazendinha turística Caminho da Roça, no distrito de Padre Nóbrega, zona Norte de Marília, deve receber cuidados com limpeza e proteção em ação lançada a partir de pedido do Conselho Municipal de Turismo.
Uma reunião para discutir a medida foi realizada na semana passada com as secretarias de Obras e de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento na cidade.
“Moradores da cidade descartam entulhos, lixos, materiais inservíveis e animas mortos nesse local, que está perto deste importante ponto turístico. Solicitamos a parceria da Secretaria de Obras cercamento após a limpeza do terreno”, explicou o secretário de Turismo, Nelson Mora.
Ele destacou que o local recebe a passagem de diversas pessoas diariamente que ficam expostas ao mau cheiro, mosquitos e outros problemas, como criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Para o secretário Fábio Alves, além do cercamento, é estudada pela Administração Municipal a instalação de videomonitoramento nessa área.
“Temos que coibir esses atos de degradação do meio ambiente e divulgar quais são as multas e penalidades. Pretendemos ampliar a conscientização”, complementou.
A secretária-adjunta de Turismo e Desenvolvimento, Fernanda Violante, explicou que a proposta é levar suporte e assistência pública para os espaços turísticos locais que recebem a população.
“Estamos visitando os distritos de Marília com a finalidade de apoiar os equipamentos de visitação, bem como propor iniciativas novas, como trilhas, eventos e turismo rural”, destacou.
O presidente do Comtur, Ivan Evangelista Júnior, disse que além de turismo a área poderia receber ações importantes de impacto comunitário, como uma horta comunitária e orientação ambiental.
Depois de limpa e cercada, a área terá potencial para uma ação de educação ambiental, que poderá, inclusive, ser mantida e preservada pela própria comunidade de Padre Nóbrega. O Comtur apoia estas iniciativas”, concluiu.