
O Conselho Municipal de Saúde de Marília encaminhou à Secretaria da Fazenda da cidade uma solicitação com urgência para que sejam apresentados dados sobre repasses e gastos com a epidemia de dengue na cidade.
A medida foi aprovada na última reunião do órgão que há anos enfrenta embates com a administração e acusações de bloqueio no acesso a informações.
O pedido inclui levantamento sobre recursos vinculados encaminhados pelo governo do Estado e pelo governo federal.
O conselho pede ainda justificativa sobre indeferimento para empenhos relacionados à Vigilância Epidemiológica,
Lembra ainda que a “Secretaria da Fazenda não faz parte da equipe técnica de Saúde para delegar sobre os empenhos em Vigilância Epidemiológica”.
SAÚDE MENTAL
A reunião do conselho também fez novo alerta sobre quando da saúde mental na cidade e pediu contratações de profissionais para a rede de Atenção Psicossocial, como psiquiatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
“Não podemos admitir sobrecarga de trabalho desses Profissionais e insegurança física no local de trabalho e aumento dos números de suicídios tentados e Suicídios confirmados” diz a ata do encontro.
O conselho diz ainda que tem assistido ‘com indignação’ profissionais da Saúde e de outras secretarias estarem dentro dessa estatística.