Marília

Contratação de seguros cresce para empresas e pessoas em Marília e ganha inovações

Contratação de seguros cresce para empresas e pessoas em Marília e ganha inovações

A mudança de hábitos provocada pela pandemia de Covid-19 criou um novo patamar para serviços de seguro em Marília e região: aumentou de forma significativa o número de seguros contratados e a oferta de serviços de apoio acompanhou a demanda, com muita inovação.

São números impressionantes. A MAPFRE, a maior empresa do setor na América Latina e nome presente em cem países, aponta crescimento de 58% no volume de seguros rurais e 88% nas contratações empresariais em geral.

Os dados são ainda mais relevantes para as pessoas físicas, com alta de 415% no número de seguros de vida, 48% de aumento no seguro para veículos e 14% para seguro residencial. 

“É uma tendência que foi puxada por novos hábitos. No caso do produtor rural e da empresa, seja ela uma indústria ou um escritório e consultório, o seguro passa a ser um insumo, quase como a matéria prima”, explica o Diretor Territorial da MAPFRE para o Interior de São Paulo, Antônio Edmir Ribeiro.

É uma análise com muita credibilidade. Ribeiro coordena a regional com melhor desempenho no país em 2022 e atuação também no Mato Grosso do Sul. Ele explica que a proteção representada pelo seguro atinge tanto o momento quanto o futuro.

“O produtor rural precisa ter a garantia em caso de alguma intempérie ou instabilidade que afete essa safra mas também a garantia de que ele possa ir ao mercado e dizer: ‘eu vou estar aqui, eu sigo no mercado’, especialmente quando atua em nível internacional”, explica.

O mercado mudou também do outro lado do balcão. A MAPFRE anuncia inovações e tendências para garantir o atendimento a este público crescente.

São iniciativas como o aplicativo MAPFRE, disponível em todas as plataformas, e que oferece atendimento digitalizado e simplificado em qualquer ponto com acesso pelo celular.

“Hoje você pede comida, compra roupa, movimentação bancária e também tem todo o atendimento MAPFRE na palma da mão. No mundo das telas, em que se resolve a vida com toque, a maior empresa de seguros da América Latina não poderia ser diferente”, diz Ribeiro.

Há mais. A MAPFRE investiu em sistemas como novos formatos de acompanhamento de sinistros, em situações que envolve até drones para registro de danos em grandes extensões. O próximo passo será lançamento de um sistema rápido de orçamento prévio para casos mais simples de acidentes de trânsito.

Ribeiro explica que a Mapfre vai fazer tudo isso sem perder o contato com as mais diversas faixas da população. “Hoje temos opções de seguro que começam em R$ 25 por mês e trabalhamos para ter ofertas abaixo disso”, explica.

E a empresa que oferece o drone aos grandes produtores chega às casas com serviços como encanadores, eletricistas e chaveiros. “A pessoa não vai mais ao mercado pensar quem vai atender. Ela recebe em casa, com hora marcada e a assinatura da MAPFRE na escolha do profissional.”

Tudo isso gera mão de obra e devolve a comunidade parte dos recursos que o mercado de seguros recebe. “O negócio de seguro no Brasil atinge 6,5% do PIB (Produto Interno Bruto), Países como Japão e Estados Unidos têm números acima de dois dígitos. Nós temos então o público de migração, que já tem seguro e decide fazer contrato com a MAPFRE mas queremos mais, queremos esse público que ainda não está no mercado de seguros. Queremos mostrar a essas pessoas que o seguro guarda, seguro protege, seguro ajuda no desenvolvimento”, explica o executivo.