Marília

Controle de ecopontos pode ter até vídeo contra vândalos, sujeira e descarte irregular

Controle de ecopontos pode ter até vídeo contra vândalos, sujeira e descarte irregular

Novos atos de vandalismo e sujeira em pontos para descarte de material reciclável em Marília devem provocar novo modelo de controle dos espaços, com monitoramento e multas.

Além de autuações, a ideia é denunciar casos de crimes contra o meio ambiente e promover até controle com sistemas de câmeras.

Implantados pela prefeitura para atender grupos de catadores em Marília, os pontos de descartem serve como paliativo para a falta de coleta seletiva na cidade e depende de cuidados dos moradores com o descarte e manutenção.

Mas a administração tem registrado casos de arrombamentos e descarte irregular com construção civil, galhos, fraldas, absorventes íntimos usados, fezes de animais e restos de comida.

O secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, alerta sobre os descartes irregulares, orienta sobre as penalidades previstas a serem aplicadas e solicita a colaboração da população.

“Infelizmente, algumas pessoas estão agindo de má fé e prejudicando este trabalho que beneficia o coletivo. Lembro que temos a coleta domiciliar de porta em porta diariamente. Ainda, temos o ecoponto na zona sul, que recebe materiais diversos”, disse.

Dolce lembrou ainda os pontos para coleta de óleo, vidros, lixo eletrônico, dentre outros, além da logística reversa de alguns itens, como pneus, pilhas, lâmpadas e baterias.  “É uma covardia o que alguns cidadãos estão fazendo com estes trabalhadores e vamos nos esforçar ao máximo punir os responsáveis por essa falta de empatia”, afirmou o secretário.