Marília

Corregedoria da Prefeitura vê solução em 85% dos casos, veja como entrar em contato

Corregedoria da Prefeitura vê solução em 85% dos casos, veja como entrar em contato

A Ouvidoria Geral do Município divulgou, na manhã desta quarta (9), relatório de atendimentos realizados em 2018. Segundo o balanço, foram recebidas 4.198 demandas, das quais 3.579 foram finalizadas, o que representa mais de 85%. Além disso, o setor ainda recebeu 11.452 ligações e 753 e-mails.

Em comparativo com 2017, os números recém-divulgados são muito semelhantes, sendo a única diferença no número de e-mails – constam 1.236 e-mails no relatório anterior, diferença atribuída pela Ouvidoria ao uso do WhatsApp para receber demandas, que começou em 2018.

A Ouvidoria Geral do Município é responsável por intermediar a relação entre os cidadãos e os gestores. Em Marília, o órgão fica localizado na rua 4 de Abril, 41, na praça Saturnino de Brito, no centro da cidade. Ele possui cinco canais de atendimento à população, registrando manifestações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios referentes aos serviços públicos municipais.

Os canais de atendimento são: o telefone (0800-7766-111), o aplicativo WhatsApp (14-99799-6361), o e-mail ([email protected]), o endereço (rua 4 de Abril, 41) e o link do site oficial da Prefeitura (www.marilia.sp.gov.br/prefeitura/ouvidoria).

Em respeito à Lei de Acesso à Informação (lei federal nº 12.527/2011) e pelas diretrizes do Sistema Ouvidor SUS, existe um prazo fixado de 20 dias úteis para que os atendimentos sejam respondidos.

Todos os atendimentos geram um número de protocolo, pelo qual é possível acompanhar a tramitação e os resultados no site da Prefeitura, exceto aqueles atendimentos que sejam de caráter sigiloso. Através desse protocolo, o cidadão também pode cobrar o prazo de resposta.

A Ouvidoria recebe solicitações de asfaltamento, vazamento de água, fiscalização de posturas, fiscalização de obras, limpeza de terrenos, poda de árvores, transporte público, sinalização de trânsito, reclamações de funcionários, atendimentos de saúde, entre outros.

Em nota veiculada pela assessoria da Prefeitura, a Ouvidoria ressaltou que não agenda consultas, exames e procedimentos em geral; não altera a prioridade de agendamento e também não altera o cronograma de serviços e de outras secretarias.