Marília

Covid - Marília atinge 78% de UTIs; sobram leitos em enfermaria

Covid - Marília atinge 78% de UTIs; sobram leitos em enfermaria

Em fase de pico de internações, a Saúde de Marília registrou nesta segunda-feira ocupação de 78,57% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinadas ao atendimento de casos mais graves de coronavírus ou outras formas de síndrome respiratória.

Enquanto os leitos de UTI entopem, as vagas para quadros clínicos mais simples sobram. Apenas 15% destes leitos estão ocupados. São 18 pacientes – 13 do SUS e cinco de outros leitos – para 119 vagas. NO geral, a cidade tem 38% de ocupação de leitos para casos confirmados ou suspeitos de coronavírus.


O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde mostra 55 leitos ocupados em UTI, dos quais 45 são financiados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e dez por outras formas – particulares ou convênios.

O HBU (Hospital Beneficente Universitário), referência para atendimento na cidade, tem 100% de ocupação com 26 leitos usados. A Santa Casa tem 13 dos 18 leitos ocupados e o Hospital das Clínicas tem 16 dos 26 leitos usados.

O quadro mostra duas possibilidades a serem investigadas pela saúde: possibilidade de abrir mais leitos de UTI, com equipamentos adequados; e novo monitoramento dos casos, que parecem chegar aos hospitais já com quadros mais graves. Os pacientes podem ter demorado a buscar atendimento.

Apesar da preocupação imediata com a ocupação, acidade mostrou nos últimos dias baixo impacto no aumento de casos. O balanço de exames divulgado às 11h desta segunda mostrou sete novos pacientes.

Os números da ocupação de leitos saem sempre após o estudo sobre os casos, ainda não há dados oficiais sobre a evolução da epidemia durante todo este dia.