
Uma reunião nesta segunda-feira vai discutir em Marília a organização do plano de vacinação contra a Covid em Marília. O objetivo é organizar os diferentes postos de vacinação e a logística para distribuição da vacina.
A cidade ainda não recebeu detalhes do governo sobre o número de doses e datas para a entrega pelo governo do Estado e nem informações do plano nacional de vacinação.
A organização do plano local deve discutir as medidas a serem adotadas para qualquer dos programas de imunização que seja iniciado primeiro, do Estado ou União.
O país ainda não tem nenhuma vacina autorizada pela Anvisa, mas o governo do Estado projeta início da vacinação no dia 25 com a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com material do laboratório chinês Sinovac. Mas o Estado já admitiu distribuir e promover programa de imunização alinhado com o governo federal caso haja outra vacina ou medidas de curto prazo.
CARTILHA
A Saúde também reforça a partir desta segunda a distribuição eletrônica de uma cartilha produzida pela Fundação Osvaldo Cruz, a Fiocruz com série de orientações para celebrações de Natal e Réveillon com medidas de prevenção ao coronavírus.
Segundo o secretário Cássio Luiz Pinto Júnior, não haverá tempo e estrutura para imprimir as cartilhas, mas todos os canais de distribuição
“Se vai receber convidados ou celebrar em outro local, você estará exposto a diferentes níveis de contágio. Nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19”, diz o documento.
A cartilha reúne orientações para as diversas situações que vão desde o espaço escolhido para o evento até acesso à comida, bebidas e uso de banheiros.
“Limite o número de convidados de acordo com o tamanho do espaço, permitindo que as pessoas mantenham distância de 2 metros entre si”, diz o documento.
Outra dicas é oferecer toalhas de papel para a secagem das mãos nos banheiros – além de sabonete – e evitar uso das toalhas de tecidos.
“Caso ofereça bebidas, disponibilize-as em embalagens individuais (latas ou garrafas), arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas.”