Marília

Crescem casos de pane seca em rodovias de Marília e região; pode dar multa

Crescem casos de pane seca em rodovias de Marília e região; pode dar multa

O número de ocorrências de pane seca, quando acaba o combustível dos veículos, cresceu 7,6% entre janeiro e abril deste ano no trecho da rodovia SP-333 entre Marília a Florínea, identificado como trecho Sul da concessão para a Entrevias.

Foram 297 casos registrados. Em todo o lote da concessão, que envolve 570km de estradas nas regiões de Marília e Ribeirão Preto, o aumento foi de 12,19%. São 1.104 chamadas para este tipo de problema, ante 984 em 2021.

A alta consecutiva no preço dos combustíveis, aliada à falta de planejamento do usuário e o deslocamento com o tanque na reserva, podem explicar a maior incidência deste tipo de chamado, segundo o gerente Operacional Jorge Baracho.

Mas pode custar mais caro arriscar que abastecer. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 180, a pane seca é passível de multa de R$ 130,16, sendo infração média, e gera 4 pontos na CNH.

Levantamento realizado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) mostra que considerando apenas as rodovias de Ribeirão Preto e entorno (SP-333, SP-322, SP-328 e SP-351), o aumento nos quatro primeiros meses de 2022 nos casos de pane seca chega a 13,98% (807 registros).

A Rodovia Anhanguera (SP-330) a que mais concentra esse tipo de chamado, incluindo um perfil de usuários de veículos comerciais, seguida pela Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (SP-322).

“É importante que o motorista planeje bem a viagem, com atenção a quantidade de combustível no tanque, e consciente que além da previsão legal de multa no Código Brasileiro de Trânsito, há também os riscos de acidentes que podem ser causados no caso de uma parada repentina por pane seca. São situações que expõem os usuários ao risco”, afirma Jorge Baracho.

Em todo o trecho da Entrevias, usuários podem acionar a empresa pelo 0800-3000 333, além de terem a opção de solicitar o apoio em alguma das 17 bases operacionais da empresa. O monitoramento em toda a extensão das rodovias também identifica a presença de veículos parados e encaminha o socorro.

Neste tipo de situação, o operador do Centro de Controle Operacional envia até o local uma viatura de inspeção de tráfego para checar e conduz o proprietário do veículo até um posto de combustível mais próximo. No caso de veículos pesados ou veículos de passeio que estejam em local de risco, ou bloqueando o tráfego, o guincho da Concessionária entra em ação.