Quase dez anos depois de chegar a Marília e se tornar um nome conhecido entre as ativistas da causa animal, a gestora em marketing Luciana Fonseca anunciou por redes sociais que vai deixar a cidade e lançou uma campanha para encaminhar a adoção de 28 animais que mantém em abrigo.
Lu Fonseca, como é conhecida, disse ao Giro Marília que desde o início de seu envolvimento com a proteção animal usou muitos recursos próprios para manter os resgates e cuidados.
Vai levar diversos dos animais com ela para Londrina, onde vive sua família, mas precisar encaminhar alguns que não consegue abrigar no momento.
São 18 cachorros e dez gatos que ela anuncia entregar castrados, vermifugados e bem cuidados. Os adotantes precisam passar por um processo de avaliação, tanto da família quanto do espaço. “Ainda assim há casos de devoluções, fugas, retorno dos animais.”
Luciana conta que a partir da epidemia perdeu emprego, renda e seu projeto nunca teve investimentos públicos. Os gastos envolvem ração, manutenção de abrigo, remédios, castrações e eventuais tratamentos.
“Criei um abrigo que vai ficar com uma amiga por enquanto. Para levar os animais tudo é muito difícil, desde transporte, até adaptação do lugar, nem todos os animais ficam juntos e é preciso montar a estrutura”, explica a cuidadora.
Vegana, Lu conta que a causa animal impacta sua vida de muitas formas. “A pessoa entende que quando adota não é ela que está mudando a vida de um animal, é o animal que muda a vida da pessoa”.
O trabalho abrigo foi muito além dos cães e gatos. Aves, até porcos, estão entre os animais protegidos. Afirmou que o ciclo em Marília, iniciada por uma mudança a trabalho, foi de muito aprendizado e disse agradeceu a todas as pessoas que a apoiaram no projeto.
Lembrou campanhas importantes da causa animal, como o castramóvel que nunca foi para as ruas, avanço na legislação e proibição de fogos com barulho.
Afirmou que “como qualquer outra causa”, a proteção animal tem pessoas muito empenhadas, muita dedicadas mas tem que aproveita, quem usa a causa. “Felizmente meu círculo de companheirismo na causa é de pessoas sinceras, envolvidas.”
Interessados em adotar podem fazer contato pelas redes sociais – o Facebook ou Instagram – ou mensagens para o telefone (43) 8402-7373.