
Marília - Õ projeto para criação do curso de Psicologia na Famema (Faculdade de Medicina de Marília) avança no Conselho Estadual de Educação e entrou em análise por um relator.
O conselho atua com normatização, deliberação e consulta para o Sistema de Ensino do Estado de São Paulo. Atua em vínculo com a Secretaria da Educação.
Uma das responsabilidades é autorizar a instalação e o funcionamento de universidades estaduais e municipais ou mantidas por fundações. E também de novos cursos que elas criem, como é o caso da Famema.
A tramitação cumpre nova etapa de um processo que a Famema iniciou em 2024 para instalar o curso. É um projeto que a instituição anunciou em 2021, junto com planos para formação de um centro universitário.
A tramitação encaminhou o processo para o conselheiro Mário Vedovello Filho, que vai apresentar voto sobre a instalação. O voto passa depois pela Câmara de Educação Superior.
Vedovello tem graduação em Odontologia pela PUC de Campinas e em Medicina Dentária pela Universidade de Lisboa.
Nem a Famema e nem o Conselho divulgaram detalhes sobre o projeto do curso, como número de vagas, docentes ou proposta de disciplinas.
Em resposta ao Giro Marília, a diretoria da Famema diz que o encaminhamento é uma etapa e ainda há mais a avançar.
“Foi uma designação da Presidência do CEE para o relator. Ainda tem algumas etapas até a decisão plenária e a aprovação final.” A Famema vai aguardar a decisão final para qualquer manifestação.