
Pesquisa de preços realizadas nos dias 15 e 16 de agosto em supermercados e atacados de Marília mostra que o preço médio da cesta básica ficou em R$ 485,92 e manteve mesmo o nível de julho.
O levantamento é do Departamento de Estudos e Pesquisas do Procon de Marília em programa que ajuda consumidores a consultar preços e pesquisar antes das compras.
Mostra alguns destaques na variação de custos, especialmente no setor de higiene pessoal, que pode chegar a 600% no caso de sabonetes e 350% em creme dental.
Entre alimentos, alguns destaques de variação são salsichas com até 260% de diferença e frango resfriado, com 115. Biscoito recheado e extrato de tomate com variações acima de 300% entre empresas também chamam a atenção no estudo.
“Esta informação é valiosa para os consumidores da cidade, uma vez que permite monitorar as variações de preços e ajustar os gastos de acordo com as condições do mercado”, salientou o diretor do Procon, Guilherme Moraes.
A pesquisa de preços oferece diversos benefícios, incluindo a possibilidade de identificar estabelecimentos que oferecem valores mais acessíveis, permitindo economias significativas ao final do mês.
Além disso, a prática incentiva a concorrência entre os supermercados, o que pode contribuir para a estabilização ou redução dos preços.
O diretor salienta ainda que em um cenário de flutuações econômicas, como inflação e variações no poder aquisitivo, a pesquisa de preços se torna uma ferramenta indispensável”. A integra da pesquisa de preços você acessa na página oficial disponibilizada pelo Procon.
O PROCON Municipal de Marília, órgão vinculado a Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal, atende presencialmente de segunda a sexta feira das 08h00 as 17h00 em sua sede estabelecida na Avenida das Industrias, 294, pelo telefone 14.3401.2466 ou ainda pelo WhattApp 14.3402.6000, opção 09.