Marília

Daem contrata trecho de adutora para desviar tubulação de nova avenida

Daem contrata trecho de adutora para desviar tubulação de nova avenida

O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) vai contratar serviços de implantação de novo trecho de uma adutora para distribuição de água do sistema Peixe de abastecimento a ser usado em substituição à rede que passa por área onde será aberta nova avenida na zona Oeste da cidade.

Segundo o relatório do departamento sobre o local, as adutoras, implantadas há muitos anos, estão sendo cercadas pela evolução urbana, até pela rodovia SP-333. O documento diz ainda que a rede usa área particular.

No ponto de confluência com a avenida, a tubulação estaria a poucos centímetros da superfície, o que provoca situação de risco para rompimentos e pressão sobre a rede.

A licitação prevê investimentos de até R$ 552 mil, segundo orçamento produzido pelo Daem para o processo de contratação.

Envolve 193 metros de tubulação para aprofundar a rede em um trecho de 140 metros e uma vala com escavação de 723 metro cúbicos de terra.

A justificativa técnica para o projeto diz que o simples remanejamento da rede não é viável por exigir paralisação de todo o sistema por pelo menos três dias, com interrupção do abastecimento que responde por 48% da cidade.

“A melhor alternativa é a construção de um novo trecho ao lado do existente, com o sistema em operação, e posteriormente executar as interligações com uma parada prévia do sistema de recalque”, diz o documento.